Portugués

Irons Gall Ink Corrosion - Corrosão de Tinta Ferrogálica

Network Temático dos Metais no Papel ( MEEP )

O network temático – MEEP ( dos metais em papel ) é um foro que se destina, preferencialmente, aos profissionais de línguaespanhola e portuguesa além de outros idiomas. Foi criado em Abril de 2006 ,logo após um treinamento realizado na Pontifícia Universidade Católica da Argentina, em Buenos Aires,Argentina.


Claves 10
El deterioro de las tintas en obras de arte
Corrosión de la tinta

O objetivo deste network temático é o de difundir e compartilhar conhecimentos no campo da conservação de papel ( ex.: celulose e materiais com celulose e lignina ) na degradação e preservação dos objetos danificados por metais de transição existentes nas tintas ferrogálicas/ metalogálicas,métodos de alcalinização , estabilização de coleções e outros temas de conservação ativa e passiva.

Nos últimos anos , outros temas foram se agregando a este foro, tais como, conservação de fotografias,manejo de riscos ( também mencionado na literatura de conservação como Análise de Risco e/ou Gerenciamento de riscos ) , manejo e/ou gestão de desastres, planos de atendimento de emergência, gestão de coleções, busca de recursos, subsídios e bolsas para treinamento e capacitação e/ou para
participação em conferencias alem de informações de interesse em nosso campo de atuação entre outros.

Existem também outros foros que frequentemente enviam informações , dentre eles estão: Grupo CHISPA de Londres , com o Moderador/Coordenador Victor Hugo Lopes Borges, Conservador de Esculturas do Victoria and Albert Museum ( V&A ) e da Escola SENAI ‘ Theobaldo de Nigris “ – Educação e Tecnologia ( de São Paulo , Brasil com a Moderadora/Coordenadora Fernanda Mokdessi Auada, Conservadora de Papel responsável pelo laboratório de conservação NUCLEM-SENAI

O ferro e o cobre são responsáveis por muitos problemas para os conservadores, curadores eprofissionais responsáveis pela guarda e cuidado de coleções durante séculos. A tinta ferrogálica é responsável pela perda de importantes documentos originais de acervos culturais, transformando-os em fragmentos ilegíveis.

Infelizmente , esses materiais geralmente não poderão ser recuperados e
reconstituídos. Os pigmentos azuis e verdes de cobre, tem causado grandes perdas de áreas pictóricas.

Por serem cores instáveis ( que são encontradas em objetos , páginas de livros ou obras de arte ) se perdem para sempre. Essa perda se dá por descoloração, mudança de cor nas tintas e meios pictóricos e/ou corrosão nos suportes de papel e de pergaminho.

Através dos anos, as pesquisas tem tratado de entender as causas e de buscar possíveis soluções para este problema. Porém ainda não se encontrou uma opção adequada para o tratamento, tanto obra a obra quanto tratamento em massa, para material já em processo de corrosão.

Até o momento, os estudos científicos demonstraram que a desacidificação ou alcalinização ajudam, porém não interrompem a corrosão dos metais.
Se os íons de Ferro II ou Cobre II estão presentes em um papel ácido contendo tinta ferrogálica, o estado de corrosão é ativo e a degradação aumentará pelo contato com agentes de deterioro, tais como:

contaminantes do ar, as variações de índices de temperatura e umidade relativa entre outros.
Gostaria de convidar todos colegas interessados em preservação de acervos em papel danificados por metais que participem neste foro. Por favor, enviem-me os nomes, dados pessoais ( ocupação, organização e endereço ) e email que serão incluídos neste foro. Desde já desejo um trabalho eficaz num foro de companheirismo e cooperação que será a chave para salvaguardar nosso Patrimônio
Cultural nas Américas

Valeria Orlandini, Coordenadora/ Moderadora do Network Temático dos Metais no Papel ( MEEP ) da America do Sul , Central e Ilhas do Caribe; Conservadora de Obras sobre Papel, Pergaminho e Fotografias, Chevy Chase, Maryland, EEUU
E-mail: “Network Temático MEEP- Orlandini” meep.network@gmail.com